A prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari (RS), inaugurou ontem o Museu do Livro, no pórtico de entrada do Parque Histórico Municipal.
O local funcionará como acervo histórico e disponibilizará cerca de 2 mil livros, entre eles obras datadas de 1832 e livros didáticos usados no início do século passado. Parte do material foi doado pela comunidade e por historiadores e outros são oriundos do acervo da Biblioteca Municipal.
- Pelo material encontrado no museu, as pessoas poderão realizar pesquisas - comenta a titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Adriana de Carvalho.
A cerimônia de inauguração ocorreu às 10h. Na ocasião, os historiadores Wolfgang Collishonn e José Alfredo Schieroldt foram nomeados padrinhos do museu.
- As obras são uma forma de analisar e resgatar antigos hábitos. Um livro que hoje não tenha muito significado pode ser de muito valor no futuro e, por isso, a importância de um local adequado e seguro para a sua preservação. Povo que preserva a história tem sensibilidade para a cultura - comenta Collishonn.
Fonte: Jornal Zero Hora
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tags
- Aforismos (20)
- Arquivologia (5)
- Artes Plásticas (11)
- Autores (30)
- Bibliofilia (13)
- Biblioteca (39)
- Cartas (1)
- Cartuns (6)
- Cinema (15)
- Cultura (2)
- Dança (2)
- Design (5)
- Escrita (3)
- Fotografia (9)
- História (9)
- Iluminuras (2)
- Impermanências da Permanência (14)
- Imprensa (8)
- Literatura (71)
- Memória (4)
- Minha Autoria (5)
- Museologia (3)
- Música (23)
- Objetos de Desejo (2)
- Poesia (15)
- Religião (4)
- Tecnologia (16)
- Viagens (5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário