domingo, 9 de janeiro de 2011

O Mago - Fernando Morais



Após uma entrevista do Fernando Morais me despertou a curiosidade em ler sobre Paulo Coelho.Ele já havia escrito umas 20 páginas, quando Paulo falou se ele conseguisse descobrir o nome de quem o torturou na ditadura ele entregaria a ele um baú, que poderia mudar o rumo de toda a história que ele já havia escrito.Se ele não conseguisse o baú seria queimado. Bom, Fernando descobriu e qual foi a sua surpresa em descobrir que Paulo escrevia diários desde dos 12 anos e estavam ali, mais de 70 volumes e tanbém registros em fita-cassete. O que Fernando fez? Deletou tudo que já havia escrito e começou tudo de novo... Agora com uma fonte rica e inesgotável, além de entrevistas com Paulo durante quatro anos e com outras centenas de pessoas.

Depois de ter o livro nas mãos, havia desistido de ler, mas chegou uma hora que não tinha nada para ler e encarei as 630 páginas quase de um fôlego só, pois quando comecei, não consegui parar, pela leitura envolvente e pela própria história do biografado. Loucuras mil, pactos diabólicos, tortura na ditadura, sucesso musical com Raul Seixas, promessas a Jesus Cristo, rituais, mil namoradas, dúvidas em relação a sexualidade, internações em manicômios pelos pais rigorossíssimos, estrelas peças teatrais e outras tantas aventuras.

A pergunta a ser respondida para mim era? Como ele chegou a vender tantos livros e virou este fenômeno mundial e em seu próprio país as pessoas torciam o nariz para ele. Eu mesma só o li na adolescência e somente O Alquimista, Brida e as Valkírias. Isto o livro não responde, mas revela que Paulo Coelho sempre quis ser um escritor famoso mundialmente desde dos dez anos de idade. E tentou de tudo para conseguir, virou até Mago.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Who is?

Minha foto
Bibliófila inveterada.